"O meu melhor Professor"

    É muito interessante refletir sobre os professores que nos marcaram, tanto pela negativa, como pela positiva, e sermos capazes de perceber o caminho que devemos tentar seguir como professores. No meu caso, posso dizer que a conclusão a que cheguei, é que tenho que ter paixão pelo que faço. A paixão e o prazer que sentimos ao realizar as nossas tarefas, são transmitidas aos outros, ou seja, os nossos alunos vão sentir a nossa vontade de lhes transmitir conhecimento e isso vai fazer com que se sintam mais receptiveis a aprender.

 

Bom exemplo:

Professora Marta Heleno - 12º ano Português

    Foi um ano complicado para mim, em que mudei de escola, não conhecia ninguém e faltava a bastantes aulas por estar a representar a Selecção Nacional de Voleibol nessa altura. A professora Marta era apaixonada pelo ensino, pelos escritores e pela nossa lingua. Era uma professora que nos fazia gostar do que estavamos a aprender, pois tinha um entusiasmo enorme e nós naquelas aulas conseguiamos esquecer um bocado as médias e a faculdade, e aproveitavamos ao máximo o que nos era transmitido.

 

Mau exemplo:

Professor de Matemática - 8º ano

    O professor era um arquitéto desempregado que foi dar aulas sem qualquer vocação e paixão. Tinha muita dificuldade em transmitir conhecimento e nós, que ficavamos frustrados por não conseguirmos acompanhar a matéria, iamos para a aula sem qualquer motivação.