Projeto

 

Eu, professor de Educação Física

                A tarefa aqui consiste em que eu, enquanto “professor de educação física” identifique:

  1. Necessidades/Problemas
  2. Em que se manifesta
  3. Causas associadas a essas manifestações (internas e externas)
  4. Características que ajudem a resolverem o assunto

 

 

Para tal devo traçar objetivos específicos, isto é:

  • Realistas
  • Claros (não deve dar lugar a subjetividades)
  • Precisos (quantificáveis)
  • Balizados no tempo

                             

 

Por fim devo possuir um plano de atividades, ou seja, como traduzir a minha reflexão na prática.

 

 

1.Só consigo trabalhar sobre pressão

 

 

O meu problema aqui não passa por deixar tudo para a última hora por desleixo, mas pelo facto de não conseguir esforçar-me a 100% na realização de uma tarefa sabendo que ainda tenho tempo para a concretizar. Se por um lado, é positivo que consiga funcionar bem sobre pressão, por outro não deixa de ser um problema que somente “in-extremis” me consiga esforçar.

 

                                  

 

2. Deixo tudo para o último momento

 

Como referi em cima, o problema não passa por ser desleixado. Deixo tudo para a última hora, ou melhor, até sou capaz de começar uma tarefa com bastante antecedência, no entanto a finalização da mesma fica para os últimos momentos.

 

 

3. Habituação a esta metodologia / Bem sucedido

                                                                       

 

 

A causa deste problema é a conjugação do hábito com o sucesso que sempre tive, mesmo a trabalhar desta forma. Desde sempre me lembro de deixar as coisas para a última hora, pois só aí é que consigo dar 100% numa tarefa. E desta forma sempre tive sucesso, quer na realização de trabalhos, quer de exames.

 

 

4. Noção que posso melhorar / Organizado

                                               

 

 

Em primeiro lugar penso que a noção de que algo não está bem é por si só um grande passo para a resolução do problema. Para além disso, sou uma pessoa organizada, isto é, sei sempre o que é para fazer, como faze-lo e quando fazer. Como tal talvez seja necessário apenas um pequeno “clique” para poder alterar a minha metodologia de trabalho.

 

 

 

 

Objetivos

Na época de exames vou traçar objetivos claros de estudo, sendo que tenho de concluir os mesmos no máximo 24h antes de cada exame. Para não cair na tentação de estudar na mesma em cima da hora, ou seja, no limite dessas 24h, vou definir a quantidade de matéria que tenho de apreender por dia e cumprir com o que determinei.