Brasão

    Este trabalho surge no ambito da construção de um Brasão, algo que me identifique e caracterize enquanto futuro docente.

 

 

 

"Quem vai á luta pode falhar; Quem não vai, já falhou"

 

 

    Elaborei este brasão tendo em conta certos aspetos que considero essenciais:

    O circulo representa o processo de ensino. O que se aprende e o que se ensina nunca são definitivos. É um processo continuo que dura toda a vida, quer na escola, quer fora dela.

    As setas indicam que não há apenas um caminho. Há várias maneiras de serem atingidos os objetivos, depende de mim enquanto docente escolher o caminho certo em função dos momentos específicos.

    A imagem central diz respeito ao processo de transformação que eu enquanto docente e os meus discentes iremos sofrer. Será necessária uma capacidade de adaptação constante, onde serão necessárias várias "faces" para conseguir fazer frente aos diversos problemas que se colocam. No que toca aos alunos a minha missão passa por transmitir-lhes várias visões, permitir-lhes um crescimento global. Só respeitamos o outro e o seu lugar quando temos plena consciência do nosso.

    No circulo estão inscritas as minhas caracteristicas positivas (em cima) e as negativas ( em baixo) que como tal tenho de melhorar.

    O lema vai de encontro á forma como encaro as coisas. Não devo ter medo de falhar, devo sim ter medo de não tentar. Em cada situação devo procurar dar o melhor de mim e não virar costas aos problemas.

 

    Em suma a construção deste Brasão possibilitou-me uma instrospeção acerca de quem sou e consequentemente de quem quero ser. Considero um exercicio importante pois geralmente quem tem noção das suas capacidades e limitações procura evoluir para tornar-se melhor.

    O que eu pretendo é ser um bom professor hoje e um ainda melhor amanhã.

 

 

Nota: Por motivos alheios á faculdade, não pude estar na aula destinada á construção do Brasão em grupo. Como não me pareceu correto associar-me a um trabalho já feito por outros, procedi á elaboração individual do mesmo.