1º Momento
Este trabalho diz respeito á abordagem que seria necessária na primeira aula, no primeiro momento. Este primeiro contacto é considerado um momento chave, uma vez que a partir dele pode-se, desde logo, partir para um ano lectivo que corresponda às expectativas. Mas, se num treino de uma qualquer modalidade desportiva, num contexto clubístico, está lá quem quer estar e quem o treinador quer que esteja, na escola o mesmo não acontece. Neste sentido, a missão do docente passa não só por uma transmissão de conteúdos, mas por motivar os alunos para presenciarem as aulas.
Para tal, e como nada acontece por acaso, é necessário preparar devidamente este primeiro momento, pois só assim é possível extrair todas as potencialidades inerentes ao mesmo. Esta preparação passa uma organização cuidada e bem estruturada do que se vai tratar na aula que seria dividida em dois momentos: Um momento formal onde se estabelecem os primeiros contactos entre Professor e alunos para além do esclarecimento de diversos pontos de funcionamento das aulas, e um momento dinâmico onde se realiza um jogo “quebra-gelo” que serve de descontracção para os alunos e que pode ser bastante útil ao professor tanto para descomprimir como para recolher informações de uma maneira subtil.
Grupo Ananás-1 momento e actividade.pdf (552 kB)
A turma foi dividida em cinco grupos (Ananás, Laranjas, Uvas, Castanhas, Maças), em que cada uma apresentou as potencialidades e fragilidades do “1º momento” e seguidamente levou a cabo uma actividade dinâmica. Os pressupostos da actividade eram semelhantes em todos os grupos, no entanto a condução da mesma ficou ao critério de cada um.
Neste sentido, esta trabalho visa apresentar as actividades elaboradas quer pelo nosso grupo, quer pelos restantes, traçando uma visão crítica através de uma reflexão do que foi experienciado.
Grupo Ananás-Reflexão Actividade.pdf (556,9 kB)
Apresentação Power Point-Reflexão Actividade.pptm (386,7 kB)
Ambos os trabalhos foram extremamente enriquecedores, fornecendo-nos ferramentas para um futuro 1º momento. Fica a ideia que há várias maneiras de alcançar-mos os objetivos que pretendemos, ou seja, mais importante do que fazer importa refletir como o fazer.