Reflexão

    Neste tópico irei expor as reflexões concluidas pelo nosso grupo acerca do nosso trabalho e dos restantes trabalhos da turma A, no entanto, numa 1ª parte abordamos os aspetos positivos e negativos para o 1º momento, algo que foi bem conseguido por parte do grupo.

 

            Momentos mais considerados pelo nosso grupo: contagiar grupo; planear para poder improvisar; interação; comunicação.

            Momentos menos considerados pelo nosso grupo: Agitação (diferente de motivação); Rigidez; Improviso sem planeamento (falta de objetiv

 

Começo então com a reflexão do trabalho do NOSSO GRUPO: UVA.

Nome do Jogo: QUEM É QUEM?

 

                      Relativamente ao jogo, foi também bem conseguido, no entanto faria uma mudança, em que os alunos só se levantariam se se confirmasse a 1ª questão, para evitar que estes se andassem a levantar desnecessariamente, quando um segundo depois se sentariam, caso não coincidisse com a sua caraterística. No entanto deu para conhecer o nome e vários aspetos dos elementos do grupo, por isso cumprimos com os objetivos.

 

Faço agora as reflexões acerca do 1º momento dos outros grupos:

 

1º Grupo – Castanhas

Nome do Jogo: Trapezistas Loucos

            A introdução foi interessante, onde abordaram alguns aspectos do 1º momento;

            Relativamente ao jogo, penso que foi muito bem conseguido junto do grupo, havendo muita relação interpessoal, e contato físico que ajuda a quebrar algumas barreiras. Pensámos que foi um sucesso.

 

2º Grupo – Laranjas

Nome do Jogo: Puzzle do Conhecimento

            Este grupo fez também uma síntese do 1º momento, onde referiu as potencialidades e a fragilidades deste momento.

            Este jogo foi um jogo mais simples, onde a interação foi interessante, mas que a informação de uns não chegou completa junto de todos. No entanto foi mais um jogo interessante.

 

4º Grupo – Maçãs

Nome do Jogo: Casa dos Segredos

            Foi um jogo bastante interessante, que vai apelar á criatividade e á interação. Os elementos vão conhecer o nome e uma caraterística de cada elemento, e vão interagir pois vão tentar qual a caraterística verdadeira. Pensámos que foi um bom jogo, mas que poderia ser melhor organizado, além disso este jogo não permitia que se ficasse a conhecer relativamente bem o colega.

 

 

5º Grupo – Bananas

Nome do Jogo: Teatro

            Nesta situação, a ideia do jogo foi bastante interessante, mas que no entanto, sinto que o objetivo não foi cumprido, pois apesar da função teatral estar presente, os elementos esqueciam-se da apresentação, que seria o objetivo principal do jogo.

 

6º Grupo – Ananás

Nome do Jogo: Jogo dos Crachás: Este jogo permitiu que houvesse interação com todo o grupo, que cumprissem os objetivos, de modo a que toda a gente soubesse pelo menos o nome de toda a gente. Jogo engraçado e que dá para ser feito com um grupo grande.

 

Todos estes primeiros momentos que foram conduzidos numa perspetiva lúdica. Contudo, estratégias com o mesmo objetivo podem ser adotadas, mas com formas de atuação diferentes dependendo de vários fatores como a faixa etária, o publico alvo…

 

 

Forças:

 

  • Canais de comunicação

 

Fraquezas:

 

  • Agravamento da inibição

Oportunidades:

 

  • Promover a interação interpessoal

Ameaças:

 

  • Criação de marcadores somáticos