Plano de Aula do 1º Momento

 

Plano de Aula – 1º momento

 

1ª Interacção professor – alunos numa aula de Educação Física.

 

Acções:

 

1º Fazer a chamada

Professor tem a noção de quem é quem, que alunos faltam, quem chega a atrasado. Serve também para mostrar o espaço que cada um tem na aula, Professor toma a liderança.

Também pode ajudar à trazer a calma à turma e captar a sua atenção.

 

2º Apresentação do Professor

Como se chama, vai ser professor de quê.

Mostra a sua posição.

 

3º Apresentação de PowerPoint

Onde volta a apresentar-se agora num plano mais informal.

Tem oportunidade para apresentar a disciplina. O que é o Desporto? Pode interagir com os alunos, colher opiniões, perguntar-lhes o que acham da educação física. Vivências Desportivas.

Apresenta alguns dos conteúdos que vai tratar ao longo do ano, apresenta as Regras da disciplina, os deveres e direitos de cada um, assim como as dele.

Como se vai proceder a Avaliação.

Estabelecer um horário para os alunos.

Termina com um Bem-vindos à disciplina, ao ano, ao Desporto.

 

4º Preparar a próxima actividade

Reorganizar a sala de aula em círculo.

Cada aluno ordeira e calmamente pega na sua mesa e cadeira e arruma no final da sala.

Formam um círculo no centro da sala, para que todos se possam ver.

 

Jogo de Apresentação.

Serve para que os alunos conheçam o professor e o professor os alunos. Serve como quebra-gelo do 1º momento, retira a atenção que está centralizada no professor.

Alunos novos, também têm hipótese de conhecer os colegas e se integrar na turma.

 

No final da actividade, cada aluno é chamado à responsabilidade de colocar a sua mesa e cadeira no seu sítio a que lhe corresponde.

 

5º Espaço para dúvidas

No final reserva-se um tempo em que é dada liberdade aos alunos para expor dúvidas e preocupações. Situações especiais que queiram discutir, informar o professor.