Plano de Aula do 1º Momento
Plano de Aula – 1º momento
1ª Interacção professor – alunos numa aula de Educação Física.
Acções:
1º Fazer a chamada
Professor tem a noção de quem é quem, que alunos faltam, quem chega a atrasado. Serve também para mostrar o espaço que cada um tem na aula, Professor toma a liderança.
Também pode ajudar à trazer a calma à turma e captar a sua atenção.
2º Apresentação do Professor
Como se chama, vai ser professor de quê.
Mostra a sua posição.
3º Apresentação de PowerPoint
Onde volta a apresentar-se agora num plano mais informal.
Tem oportunidade para apresentar a disciplina. O que é o Desporto? Pode interagir com os alunos, colher opiniões, perguntar-lhes o que acham da educação física. Vivências Desportivas.
Apresenta alguns dos conteúdos que vai tratar ao longo do ano, apresenta as Regras da disciplina, os deveres e direitos de cada um, assim como as dele.
Como se vai proceder a Avaliação.
Estabelecer um horário para os alunos.
Termina com um Bem-vindos à disciplina, ao ano, ao Desporto.
4º Preparar a próxima actividade
Reorganizar a sala de aula em círculo.
Cada aluno ordeira e calmamente pega na sua mesa e cadeira e arruma no final da sala.
Formam um círculo no centro da sala, para que todos se possam ver.
Jogo de Apresentação.
Serve para que os alunos conheçam o professor e o professor os alunos. Serve como quebra-gelo do 1º momento, retira a atenção que está centralizada no professor.
Alunos novos, também têm hipótese de conhecer os colegas e se integrar na turma.
No final da actividade, cada aluno é chamado à responsabilidade de colocar a sua mesa e cadeira no seu sítio a que lhe corresponde.
5º Espaço para dúvidas
No final reserva-se um tempo em que é dada liberdade aos alunos para expor dúvidas e preocupações. Situações especiais que queiram discutir, informar o professor.