Mapa de Aulas
Sumários
Aula Prática nº1 de 12/09/2011 - Apresentação dos critérios de avaliação da componente prática desta UC. Programa da UC - trabalhos a realizar na componente prática.
Aula Teórica nº1 de 14/09/2011 - Apresentação da Unidade Curricular : Tópicos, conteúdos a abordar, avaliação. Apresentação da Ficha da UC.
Aula Prática nº2 de 19/09/2011 - "O 1º momento" - como organizar? Que potencialidades e fragilidades" que actividades podem ser dinamizadas? - Dinâmica de Grupo - algumas atividades de "quebra-gelo". - Trabalho de grupo sobre regras a respeitar na sala de aula.
Aula Teórica nº2 de 21/09/2011 - Continuação da presentação da Unidade Curricular : Tópicos, conteúdos a abordar, avaliação. Modo de funcionamento das aulas; regras a respeitar nas aulas teóricas e práticas.
Aula Prática nº3 de 26/09/2011 - Continuação da abordagem ao "1º momento". Atividades de dinâmica de grupo para melhoria das relações intra e inter-pessoais em cada turma. Debate e conclusões.
Aula Teórica nº3 de 28/09/2011 - Apresentação de trabalhos efetuados pelos alunos sobre as regras a respeitar por todos nas aulas. Atividade: “ o melhor professor que tive…” Características do “professor excelente”. A importância da comunicação e das relações intra e interpessoais.
Aula Prática nº4 de 03/10/2011 - Trabalho de Grupo - preparação de uma atividade de dinâmica de grupo a apresentar num "1º momento". Pesquisa acerca de atividades que se podem realizar e quais as melhores estratégias a utilizar.
Aula Prática nº5 de 10/10/2011 - Apresentação dos trabalhos de grupo sobre o "1 momento". Debate e Conclusões
Aula Teórica nº4 de 12/10/2011 - Apresentação dos trabalhos realizados em cada turma sobre “o 1º momento”. Debate e conclusões sobre os aspetos mais positivos e sobre os aspetos a melhorar nas diferentes atividades propostas. Apresentação das ideias a respeitar na elaboração do Projeto – “eu quero ser professor de educação física”. Metodologia de Projeto – fases, conteúdos, estrutura. Atividade – elaboração individual de um brasão sobre o “ser professor”.
Aula Prática nº6 de 17/10/2011 - Um projeto chamado "eu quero ser professor de educação física". Que estrutura pode ter um projeto desta natureza? Auto-avaliação das carateristicas positivas e dos aspetos a melhorar por cada um.
Aula Teórica nº5 de 19/10/2011 - Apresentação dos brasões elaborados nas aulas práticas. Algumas conclusões acerca da atividade. O sentido de coerência de Anthonovsky e o modelo transteórico das fases de mudança como modelos explicativo do comportamento de cada um e da dificuldade que todos temos para mudar os nossos comportamentos. Reflexão individual e em pequeno grupo sobre as necessidades diagnosticadas por cada um sobre características a mudar para ser melhor professor.
Aula Prática nº7 de 24/10/2011 - Trabalho de grupo sobre o projeto "eu quero ser professor de educação física". Partilha dos projetos inidivduais, definição de objetivos especificos. Debate sobre estratégias para a intervenção.
Aula Teórica nº6 de 26/10/2011 - História da Psicologia da Educação... Fases e alguns autores determinantes. Psicologia da Educação - um instrumento para um ensino mais eficaz.
Aula Prática nº8 de 31/10/2011 - Trabalho de grupo sobre a "história da psicologia da educação" Constituição dos grupos, escolha dos temas, organização do trabalho a realizar, inicio da pesquisa dos autores a aprofundar. Sobre os autores - síntese das principais ideias e análise das implicações para a prática.
Aula Teórica nº7 de 02/11/2011 - Continuação da aula anterior: História da Psicologia da Educação... Fases e alguns autores determinantes. Psicologia da Educação - um instrumento para um ensino mais eficaz. Investigação em Psicologia da Educação. O Professor eficaz - “efeito Pigmalião”.
Aula Prática nº9 de 07/11/2011 - Continuação da realização do trabalho de grupo sobre a "história da psicologia da educação" Aprofundamento das implicações para a prática. Organização das sínteses a apresentar.
Aula Teórica nº8 de 09/11/2011 - Trabalho de grupo temáticos sobre a História da Psicologia da Educação, divididos nos seguintes temas - I – “História da Psicologia da Educação… síntese…” II – Período “antes de cristo” III – Período “até sec. XIX” IV – Período “sec. XX” V – Em Portugal… Partilha dos trabalhos dos diferentes grupos realizados nas aulas práticas, organização e divisão de tarefas. Elaboração de uma síntese para apresentar a todos na aula do dia 23.11.
Aula Prática nº10 de 14/11/2011 - Planificação das próximas aulas. Tarefas a realizar. Portefólios - como organizar todos os trabalhos que vão ser realizados nesta UC? Apresentação de algumas ideias. Continuação da realização dos trabalhos de grupo sobre a "história da psicologia da educação".
Aula Teórica nº9 de 16/11/2011 - Psicologia da Educação: Teorias sobre inteligência, memória e aprendizagem.
Aula Prática nº11 de 21/11/2011 - Autopercepções: Os conceitos, o modelo multidimensional de Susan Harter, caraterísticas e aplicabilidade prática.
Aula Teórica nº10 de 23/11/2011 - Apresentação dos trabalhos realizados sobre a História da Psicologia da Educação. Debate e Conclusões.
Aula Prática nº12 de 28/11/2011 - "Circuito Inclusivo": Formação de equipas e participação em 6 atividades que implicavam inclusão, trabalho de equipa, comunicação, autonomia e superação. Circuito com 6 estações: - "Bombas": resolução de um problema - "História Valorativa": debate sobre valores; tomada de decisão - "Desporto Adaptado": aplicação prática de uma atividade desportiva inclusiva - "História Encadeada": reflexão criativa sobre um problema - "Comboio Cego": percurso que implicava comunicação, trabalho de equipa e liderança - "Professor inclusivo": debate sobre caraterísticas do professor e estratégias para a intervenção.
Aula Teórica nº11 de 30/11/2011 - O desenvolvimento positivo dos jovens através do desporto. Programas de desenvolvimentos da responsabilidade pessoal e social. Estratégias para a intervenção.
Aula Prática nº13 de 05/12/2011 - Reflexão sobre o "circuito inclusivo" realizado na semana anterior: "momentos mais e menos"; dificuldades sentidas e como foram superadas; o que sentiram no papel de invisuais, mudos e aluno que ajudem quem tem mais dificuldades. Debate e Conclusões.
Aula Teórica nº12 de 07/12/2011 - A Escola Inclusiva e o papel do professor: estratégias para a intervenção. Desenvolvimento Positivo através do Desporto: práticas promissoras, estratégias para a intervenção. Pontos comuns entre o professor inclusivo, o professor promotor de saúde e o professor que quer desenvolver a responsabilidade pessoal e social dos seus alunos.
Aula Prática nº14 de 12/12/2011
Aula Teórica nº13 de 14/12/2011