Reflexão Final

 

    Esta reflexão final serve em primeiro lugar para agradecer ao professor Nuno pelas excelentes aulas que nos proporcionou. Durante este semestre estive especialmente motivado para a disciplina e penso que isso foi geral. As aulas teóricas, nas quais não era preciso assinar, estiveram na sua maioria repletas, o que é significativo.

    Quando soube da disciplina, pensei, para mim, que seria mais um vez uma cadeira de psicologia, mais uma vez estudar determinados autores, mais uma vez assistir às aulas “porque tem de ser” e mais uma vez marrar para um exame do qual no final pouco ou nada fica.Felizmente nada disto se passou. O primeiro impacto foi logo positivo, dado que desde o 1º momento que fomos nós a conduzir as aulas, sendo as mesmas num formato completamente diferente do que tinha sido submetido até agora. Nada foi imposto, tudo foi proposto e tudo foi aceite. Senti-me parte integrante das aulas e não mais um aluno que estava a fazer o favor ao professor de lá estar. A tudo isto está subjacente o facto de o conteúdo das aulas ter um transfer efetivo para a prática. Saio desta disciplina satisfeito por ter aprendido algo de realmente útil e que me irá ajudar no meu percurso enquanto docente.

    Para mim estes conhecimentos adquiridos tem um valor inestimável, restando-me por isso agradecer ao professor Nuno por ter compartilhado os seus saberes connosco, possibilitando-nos o alargamento do nosso campo de intervenção, um novo olhar sobre a forma de ensino.