Mini-teste
Sobre as autopercepções…
- O que são as autopercepções? Que interesse poderá ter para o professor de educação física? Que implicações para a prática?
O interesse pelas autopercepções do self pode ser observado desde a época da filosofia grega (Harter, 1999). No entanto, foi durante o último século que esse tema emergiu como um dos construtos centrais da psicologia (Brown & Marshall, 2001; Greenwald & cols., 2002; Tafarodi & Milne, 2002), especialmente por trabalhos acerca da auto-estima.
Há ainda muita divergência relativamente ao conceito de autopercepção, mas uma das abordagens é a visão de autopercepção como auto-estima, auto-conceito, auto-representação e auto competência. As autopercepções são então, as percepções que temos acerca de nós próprios, aquilo que nós achamos que conseguimos fazer, a percepção do self.
Ora, para o professor de eucação fisica é crucial ter isso em conta, pois as autopercepções dos alunos é ponto chave para ele conseguirem ou não fazer uma ou outra coisa. Vejamos, na prática, uma aluno que tem a autopercepção que não consegue fazer um rolamento à frente, nem sequer vai tentar, pois tem medo de se magoar, e então não quer correr esse risco. O nosso objetivo, neste caso, para que consigamos com que o aluno consiga fazer o pretendido, este terá de mudar a suya autopercepção à cerca deste tema em concreto, então, nós professores aos poucos temos de lhe ir dando confiança, de modo a que ele comece a sentir que já consegue. É esta a implicação que na prática tem este conceito.
Sobre a “história da psicologia da educação”…
- Para mim, os melhores momentos das apresentações dos diferentes grupos foram… A apresentação do primeiro grupo no audit´rio, pois fe-lo de uma maneira original, e como era uma sintese de toda a história, foi algo interessante. O grupo que "trouxe os autores à Terra" também foi curioso e a meu ver o melhor, pois ao falarem na primeira pessoa a mensagem foi mais claramente transmitida, e ficamos a saber mais sobre os autores do século XX.
- Sobre as implicações para a prática, em síntese, retirei o seguinte que penso que poderei utilizar enquanto professor…
Sobre o professor inclusivo, promotor de saúde e que quer desenvolver positivamente os seus alunos…
- Define por palavras tuas que caraterísticas deverá ter o professor acima indicado.
Tem de ter em conta os problemas de ordem económica, social ou cultural que os alunos poderão ter. Terá de ser um professor com tato suficiente para lidar com as diferentes situações e explicar da melhor forma a todos que todos são iguais, tendo atitudes que revelem esse seu sentimento, integrando sempre os alunos diferentes, de maneira igual, não dando mais antenção mas também não dando menos. O professor deverá então estar previamente preparado, para situações diferentes. As questões de sensibilidade e abordagem são para mim, também, algumas das caracteristcas que o professor inclusivo deverá ter.
- Elenca algumas das estratégias que podem/devem ser usadas por esse professor na sua intervenção.
- O professor deverá ter a capacidade de gerir e modifcar o curriculo nacional ou central de modo a conseguir responder às necessidades de diferenças socias, culturais e económicas que possam surgir.
- O professor deve cnsguir que os alunos interajam entre si, independentemente das suas caracteristicas, mas utilizados meios de intervenção saudavel de modo a que ninguem se sinta diminuido.
- A comunicação com os outros professores é fundamental, para perceber as maiores dificuldades e entre eles descubrir soluções em conjunto para esses mesmos problemas.
- Fazer entender aos pais dos alunos com essas necedidades que o apoio familiar é fundamental e fazer entender os colegas que todos têm de ser tratados da mesma forma.